Viajar faz bem: 7 motivos para praticar o prazer de viajar em plena luz (e fora da rota comum).

Tempo de leitura: 5 minutos

Me fale uma coisa, por que dizem que viajar faz bem? Será que é por algo tão óbvio, como por exemplo, por viver uma folga do trabalho? Ou será que as viagens têm mais a oferecer?

É claro que o segundo ponto é o mais coerente… Os benefícios de viajar estão constantemente brigando com a ideia de «acumular coisas». E eles sempre vencem.

Quem experimenta viagens únicas fora da rota comum, tem a possibilidade de abrir um novo mundo em sua mente: aquele em que a felicidade genuína é explorada.

Pois pare e pense: quando foi a última vez que você se sentiu feliz de verdade? E quando foi que essa felicidade genuína foi revivida, apenas por lembrar de um momento especial? Reflita sobre isso. Avalie mudar a sua forma de experimentar a felicidade.

Viajar é um ato de procura da felicidade.

A felicidade não está nos bens materiais.

Quantas vezes você investiu o seu suado dinheiro em algum bem material, imaginando que ele lhe traria toda a felicidade do mundo? Talvez você nem saiba mensurar a quantidade exata…

Embora você não esteja sozinho nesse cenário, muitas pessoas já abandonaram esse estilo de vida. Conheço muita gente que abriu mão dessa mania de «comprar, comprar e comprar», como se felicidade fosse comprada, e não vivida.

Essas pessoas aprenderam que a felicidade não está nos bens materiais. Até porque, convenhamos, a felicidade vivida ao comprar algo novo se esgota em, talvez, 2 dias? Menos? Pois é!

Apesar de haver a excitação da compra, logo depois tudo vai «embora pelo ralo», e você se vê desejando, novamente, outra compra. E esse ciclo nunca se esgota.

E, convenhamos… Quem é que gosta de felicidades que vão embora em minutos, horas, ou em menos de uma semana?

E se disséssemos que existem outras formas de se sentir feliz, pleno, diferente e único, sem ter que ficar acumulando milhares de coisas dentro de casa? Parece algo promissor, não acha?

Se você quer viver novas experiências e sentir, na pele, o que é felicidade de verdade, pare de insistir em compras incessantes! Comece a abrir a mente para algo diferente… Viaje e viva experiências. Afinal, experiências trazem mais felicidade do que coisas.

Montagem artístico no Aeroporto de Santiago de Chile.

7 motivos pelos quais viajar faz bem e traz felicidade

Viajar faz bem pra alma, pro coração e até para o cérebro. Não é uma mera atividade focada em fotos. Se você viaja só pensando na foto da rede social, está viajando errado.

A viagem tem muito mais a oferecer. E uma das coisas incríveis que ela oferece tem um nome científico bem simples: serotonina. Sim. Ela oferece um neurotransmissor.

Um neurotransmissor que espalha no corpo sensações que fazem você viver mil e uma coisas diferentes a partir disso.
Quer saber quais são essas coisas? Acompanhe os 7 motivos pelos quais viajar faz bem e traz felicidade:

1. Mais criatividade, mais sinapses e mais sensação de bem-estar

A cada nova imagem que você visualiza durante uma viagem, o seu cérebro está aprendendo algo. Tudo é novo e diferente. E para aprender, ele precisa criar sinapses a cada milésimo de segundo. Isso aguça a criatividade e faz com que você se sinta mais ativo e feliz.

2. Expande os horizontes e melhora a saúde mental

Você deixa de lado aquelas ideias prontas sobre a vida e sobre como vivê-la. Percebe que cada canto do mundo tem muito a oferecer e ensinar. Seus horizontes se expandem, fazendo com que você enxergue a vida de uma forma diferente. Isso é uma boa forma de impulsionar a sua saúde mental.

3. Nossos sentidos ficam aguçados diante do desconhecido

Quando estamos em um local «desconhecido», nosso cérebro fica alerta. Esse alerta faz com que todos os sentidos entrem em ação de uma forma muito mais intensa. Os cheiros ficam mais fortes, a comida fica mais saborosa e até mesmo a brisa escorregando sobre a pele nos faz viver algo único.

Quando foi a última vez que você sentiu seus sentidos à flor da pele?!

Como não se emocionar em lugares como esse!!??

4. Neurotransmissores da felicidade entram em ação

A serotonina é responsável pela felicidade, bem-estar e pelo prazer. E ela só entra em ação quando combinada com gatilhos específicos. E viajar é um dos gatilhos mais fortes nesse sentido.

Afinal, é a viagem, a folga, o passeio, o desconhecido, a adrenalina, a ansiedade e o desejo pelo novo que estimulam a serotonina em nossa mente.

5. Com a percepção mais ativa, vivemos momentos inesquecíveis

Para que uma memória seja criada, precisamos que os nossos sentidos captem informações do ambiente. E com os sentidos mais aguçados, as percepções ficam mais profundas, criando fotografias e filmes mentais inesquecíveis, sobre o momento vivido.

6. Experimentamos a adrenalina diante do diferente

A adrenalina proporciona sensações incríveis em nosso corpo. Ao mesmo tempo em que ela se associa com o medo do desconhecido, ela também faz com que sintamos mais prazer em fazer algo «diferente e arriscado». Não que viajar seja arriscado, mas para o nosso cérebro pode parecer, tornando as experiências mais intensas.

7. Viajar faz bem até para a saúde cerebral!

Ver, ouvir, sentir e experimentar coisas diferentes protege o nosso cérebro. Simples assim.

Nossos neurônios morrem quando não vivemos algo diferente. E quanto mais fora de rota for a nossa viagem, mais estimulado é o cérebro. E, consequentemente, menores são as chances de desenvolvermos doenças neurodegenerativas.

Trem turístico «Nariz del Diablo» em Equador.

3 ingredientes para uma viagem inesquecível. O terceiro, o mais importante!

Agora você já entendeu por que viajar faz bem e nos agrega muitas experiências. A viagem traz saúde física, mental e felicidade.
Por isso, investir na «receita certa» para a viagem inesquecível também é importante. Veja 3 fatores cruciais para uma viagem marcante:

  1. Mude a sua forma de ver a vida: experiências são maiores e melhores do que coisas. Comece mudando a sua forma de enxergar as experiências. Não veja-as como um momento para conquistar coisas, mas sim, viva o momento e as sensações que eles propagam.
  2. Aposte em agências de viagens especializadas em rotas fora do padrão, do convencional: Para uma viagem ainda mais incrível, invista em agências especializadas em rotas diferentes, como a slowTRAVELERS. Assim você, simplesmente, senta e viaja. Ou seja, apenas embarca para momentos de felicidade genuína, sem se preocupar com nada.
  3. Invista em viagens fora da rota comum aumentando a adrenalina e a serotonina: Saia da rota de viagens massivas. Se você quer impulsionar a sua felicidade e a sua experiência em uma viagem, fuja das rotas comuns. Acredite, isso fará toda a diferença.

Com a slowTRAVELERS você pode contar com todos os ingredientes para viver o verdadeiro significado de «viajar faz bem».
Experimente conosco uma nova forma de sentir a felicidade à flor da pele!

Deja un comentario

nueve + diez =

Logotipo Slowtravelers

Acesso exclusivo para viajantes que querem descobrir o que de extraordinário tem a vida
em roteiros além do comum. Afastados do turismo massificado. 
A destinos que, às vezes, nem aparecem nos mapas.

Um outro jeito de viajar é possível, sim!!