3 razões para NÃO viajar à Islândia (E 7 porque SIM).

Cá entre nós, o que não faltam são razões para viajar à Islândia e desfrutar de uma viagem incrível, não é mesmo? Porém, eu sei que você pode ter muitas dúvidas quanto a isso, o que é normal.

Tomar a decisão de conhecer um destino diferente não é algo simples e rápido. Tem muita coisa envolvida.

E para te ajudar a decidir sobre a sua viagem, eu trouxe 7 motivos pelos quais a viagem para a Islândia é tão interessante. E fui além disso, para ser justo e honesto com você! Por isso, também trouxe 3 porquês que podem tornar a viagem à Islândia uma ideia não muito atraente para muitas pessoas.

Ficou curioso? Então me acompanhe até o fim deste artigo.

Seljalandsfoss, um dos ícones da natureza selvagem da Islândia.

7 razões para viajar à Islândia. Tenho certeza que você vai se surpreender!

Quando eu decidi que viajaria para a Islândia pela primeira vez, confesso que fiquei em dúvida. Tinha outros destinos em mente, que despertavam um interesse maior no meu coração. Por um momento, inclusive, pensei em abrir mão dessa viagem para me dedicar às outras primeiro.

Só que algo me tocou de uma forma diferente… Embora muitas pessoas viajem para a Islândia, resolvi me aventurar conhecendo mais sobre o local. Fiz pesquisas (assim como você está fazendo agora!) e me vi diante de uma possibilidade inexplorada. Algo único.
Foi quando parei de procrastinar o meu sonho e deixei de lado aquelas opiniões rasas, que sempre tentam nos impulsionar ao óbvio. Resolvi, dessa forma, começar a minha primeira viagem à Islândia, do zero.

Levei um tempo para decidir cada experiência que eu desejava viver, pois, quanto mais eu pesquisava, mais descobria que existiam coisas espetaculares para conhecer! E deixa eu te dizer… São coisas que vão além desses 7 motivos que você verá agora, porque, na verdade, estão mais associadas com o sentir, do que com o descrever.

Pois, como diria Freud, “Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente.”

Com isso em mente, vamos começar pelos motivos que fazem da Islândia um destino incrível para se conhecer? Vem comigo!

A famosa Diamond Beach, um dos pontos turísticos mais visitados na Islândia. (Foto: R. Monjardín)


1. Possui paisagens diferentes de tudo que você já viu

Não existe nenhuma paisagem no mundo que seja tão única como as que você encontra na Islândia.

Isso porque elas surgiram há milhões de anos, formadas por erupções vulcânicas que trouxeram à luz uma paisagem impecável, única e espetacular!

Se você gosta de ver e conhecer coisas novas e diferentes de tudo, então a Islândia é um destino muito interessante.

2. Fontes termais para relaxar e viver experiências incríveis

As fontes termais são outro ponto que não pode faltar em nossa lista de razões para viajar à Islândia.

Além de super organizadas e lindas, você ainda se sentirá renovado, como se estivesse em uma «fonte da juventude».

Afinal, desbravar um ambiente novo, ainda mais em viagens fora do padrão, como as oferecidas pela slowTRAVELERS, é algo que enche a nossa alma e renova as nossas energias físicas e mentais, concorda?

3. Vulcões e campos de lava para conhecer

Como falei anteriormente, viajar para a Islândia é ter a chance de conhecer uma paisagem que mais parece uma escultura, devido à sua formação. Portanto, ter a chance de conhecer esses «artistas naturais», ou seja, os vulcões, é algo simplesmente espetacular.

Quem não gosta de descobrir os segredos da natureza, vendo de pertinho, tudo que o nosso mundão é capaz de proporcionar?

4. Possibilidade de viver a experiência de apreciar uma aurora boreal.

Embora sejam necessárias condições específicas para apreciar a aurora boreal, é um fato que ela aparece, volta e meia, na Islândia.

Por isso, torcer muito para que a combinação perfeita aconteça é uma forma de se preparar para uma das experiências mais bonitas da nossa natureza.

Inclusive, tenho o relato de muitas pessoas que viajaram comigo e se surpreenderam com essa beleza indescritível!

Aurora boreal na Islândia. (Foto: A. Noel)

5. Possibilidade de conhecer a praia de areia preta

Sendo a queridinha dos geólogos e conhecida como a Terra do Fogo e do Gelo, a Islândia é simplesmente uma das campeãs quando o assunto é paisagens incríveis.

Por isso, um dos motivos que tornam essa viagem algo tão interessante é a possibilidade de conhecer a praia de areia preta. Linda, indescritível e espetacular. Uma verdadeira moldura para muitas lembranças inesquecíveis.

6. Muita história para conhecer como no museu Glaumbaer

Se você, assim como eu, gosta de aprender mais sobre história e ama conhecer os segredos do nosso mundão, não pode deixar de visitar os museus da Islândia.
São diversas possibilidades, como o museu Glaumbaer, que nada mais é do que uma antiga fazenda de grama que serviu de moradia até 1947.
É muita história, cultura e arquitetura para conhecer, apreciar e memorizar.

7. Parques nacionais para desbravar e viver experiências incríveis

Se você sabe onde fica a Islândia, na Europa, sabe também que ela é repleta de parques nacionais, perfeitos para desbravar e viver experiências incríveis.

Novamente bato na tecla das paisagens, pois são tantas, em tantos cantos da ilha, que fica difícil dizer qual deve ser a primeira a ser visitada! Por isso, dou algumas pistas… O Parque Nacional de Pinvellir e o (mais inacessível) Parque Nacional de Vatnajökull são ótimas opções para começar a conhecer mais sobre esse destino tão adorável.

Casas tradicionáis de Mödrudalur. (Foto: R. Monjardín)

3 motivos pelos quais a viagem à Islândia pode não ser uma boa ideia

No começo deste artigo eu mencionei que nem tudo são flores e, embora existam muitas razões para viajar à Islândia (além das sete que eu já citei), também existem motivos pelos quais essa viagem pode não ser uma boa ideia em alguns casos…

Afinal, eu gosto de ser honesto com quem viaja conosco e, por isso, prefiro deixar tudo esclarecido para que meus viajantes possam viver as experiências que almejam!

Com isso em mente, veja os 3 motivos que você deve considerar antes de mergulhar de olhos fechados na Terra do Fogo e do Gelo:


1. Versão (feia da) Disneylândia

Como a Islândia é capaz de promover uma experiência de viagem surreal, ela tem se tornado, infelizmente, um tipo de «Disneylândia de segunda». Para você ter uma ideia, são seis turistas para cada habitante! Por isso o país já foi considerado um dos piores do mundo, devido ao excesso de turismo.

Por isso, justamente, que nós da slowTRAVELERS viabilizamos uma viagem fora da alta temporada, com o intuito de promover a você uma experiência longe daquele excesso massivo de turistas.

2. Valores elevados para as refeições

Infelizmente, a Terra do Fogo e do Gelo é considerada um dos países mais caros do mundo. Tanto os moradores, quanto os turistas têm sofrido com essa condição. Para se ter ideia, uma refeição num restaurante à la carte custa cerca de € 40-50.

Mas para driblar esse problema, a slowTRAVELERS oferece não só o café da manhã, mas também o lanche (sanduíche, sopa, fruta, frutos secos e chocolate).

3. Falta de garantia de que você verá a aurora boreal

Embora eu tenha mencionado que a aurora boreal possa ser uma das razões para viajar à Islândia, isso não quer dizer que as possibilidades de ver as Luzes do Norte sejam imensas – porque não são.

Esteja preparado para lidar com essa falta, ou você poderá ter uma viagem frustrada, infelizmente.
Lembre-se de que a viagem para a Islândia tem muito mais a oferecer (é só reler os motivos que citei anteriormente).

Se quiser saber mais sobre nossa viagem para Islândia, pode conferir o diferencial da nossa proposta aqui. Não deixe de entrar em contato com a gente! .

Deixe um comentário

19 − 13 =

Logotipo Slowtravelers

Acesso exclusivo para viajantes que querem descobrir o que de extraordinário tem a vida
em roteiros além do comum. Afastados do turismo massificado. 
A destinos que, às vezes, nem aparecem nos mapas.

Um outro jeito de viajar é possível, sim!!