MÁRCIO BORTOLUSSO

explorador | documentarista de aventura e vida selvagem | multiesportista

Fanático por expedições exploratórias, após estabelecer “uma das maiores vias de escalada das Américas”, graduada como de máxima periculosidade, foi citado no consagrado “The American Alpine Journal: The World´s Most Significant Climbs”, principal título do montanhismo mundial, publicação que reúne as escaladas mais emblemáticas do planeta desde 1929. Recentemente, concluiu o projeto 6 Hard Xpeditions, uma das maiores e mais extremas expedições multiesportivas já realizadas.

 

Pioneiro no Brasil no fotojornalismo de Aventura, Natureza e Cultura Regional, desde 1995 já produziu, colaborou ou foi citado em mais de 900 trabalhos que foram divulgados em cerca de 400 mídias. Se destaca como um dos principais jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos latino-americanos de montanhismo, com produções em algumas das regiões mais lindas e selvagens do planeta. Considerado “o único documentarista capaz de acompanhar os líderes das mais duras Corridas de Aventura” - pedalando, remando ou correndo centenas de quilômetros junto dos melhores atletas do planeta e encerrando tais provas ao lado dos vencedores – recebeu menção de destaque em Rede Mundial no célebre documentário Desafio de los Volcanes, pelo seu desempenho como Cinegrafista-atleta para a AXN Europa na severa Cordilheira dos Andes.

Conquistou prestígio nacional com expedições pioneiras, como a abertura  da  maior via de escalada do Brasil, a maior do NE, a 1ª do Pico dos Marins  e o canionismo exploratório  das  poderosas formações do rio dos Veados, além de realizar aventuras  extremas como a sua veloz escalada em solitário, sem cordas e sob condições invernais do temido Capitol Peak, “uma das  maiores e mais perigosas montanhas dos EUA.

Dentre suas conquistas socioambientais, com ineditismo no  montanhismo nacional colaborou com o tombamento do Conjunto Paisagístico da Pedra Riscada, após realizar Inventário do Ecossistema local, assessoria técnica, palestras, dezenas de artigos, etc. Nos anos 90 trabalhou para algumas das primeiras agências de Turismo Ecológico do Brasil, ajudando a consolidar destinos até então debutantes no circuito turístico nacional - como Bonito (MS), atualmente o “melhor polo  de Ecoturismo  do  Brasil”.

Historiador  autodidata  e  bacharel em Publicidade, é coautor de publicações pioneiras, como a primeira coleção de livros ecológicos com padrão internacional do país, iniciativa editorial inédita que está reescrevendo a forma de  fazer guias  turísticos no Brasil (responsável pelos  mais completos  e  precisos inventários da oferta e das potencialidades de Aventura e Ecoturismo de Ilhabela e da Ilha Grande)  e a série Guia do Aventureiro Consciente (Ética e Mínimo Impacto) que serviram de inspiração para o “Manual de Boas Práticas - Aventura Segura”, principal material didático  sobre atividades ao Ar Livre do país, produzido pelo Ministério do Turismo e pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Dentre mais de 50 profissionais foi o fotógrafo com o maior número de fotos  publicadas no célebre  livro A Cultura da Aventura na Natureza, principal obra literária sobre o tema.

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© Paula Valenzuela

Fotografia__expedição_e_aventura.png

Soy un párrafo. Haz clic aquí para agregar tu propio texto y edítame. Es muy sencillo.

viagens em grupo com roteiros exclusivos

info@slowtravelers.com.br  -  Telefone: +55 (41) 9887-4403 (WhatsApp)

EMOCIO EXPERIENCIA E PROJETOS LTDA. - CADASTUR: 14.967.001/0001-14 - Rua Padre Anchieta, 2128 - 80730-000 Curitiba - PR (Brasil)

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Vimeo